Explorando um texto: parte dois

Para quem?

Leitores fluentes

Condições necessárias:

Uma sala que permita movimento.

Materiais necessários:

Texto a ser trabalhado

Disponível em www.tagv.pt

Como acontece?

Na primeira parte deste post falamos sobre a primeira leitura de um texto, momento de tomar contato com a narrativa e de entender o que ele propõe e quais os motivos de escolhermos fazer uma montagem teatral dele. Neste post vamos falar sobre como explorar o texto antes de partir para a improvisação das cenas.

Escolha algumas cenas e divida os personagens entre os alunos, o melhor é que sejam cenas curtas, com dois ou três personagens. Na ausência de uma cena curta, defina uma sequência de diálogos de uma das cenas, para que cada um fique com duas ou três falas.

Com suas falas nas mãos, peça que cada caminhem pelo espaço lendo-as diversas vezes em voz alta, todos ao mesmo tempo, buscando explorar diferentes entonações para cada vez que a frase é lida.

Divida o grupo nas duplas ou trios que farão a cena curta e proponha que falem os diálogos para que experimentem um pouco as diferentes maneiras de falar, inicialmente sem incluir a movimentação corporal do personagem.

Depois de uma breve exploração dos diálogos, peça que cada um atue como se fosse um animal, eles vão permanecer no personagem da peça, porém vão se movimentar como o animal escolhido.

Esta proposta busca a experimentação de diferentes maneiras de expressar uma mesma frase e traz ludicidade ao contato com o texto escrito.

Para continuar

Este exercício pode ser feito com outros elementos incorporados, isto é, ao invés de animais, podem ser objetos ou lugares ou peças de roupa. Também é possível que cada grupo crie o que será, sem uma orientação única para todos os grupos.

Lelê Ancona

Professora de teatro desde 1986, tenho trabalhado em todos os níveis de ensino nos últimos 15 anos, principalmente com formação de professores. Minha graduação foi em Artes Visuais, na Faculdade Santa Marcelina, em SP, mas como já fazia teatro, fiz a Especialização em Teatro e Dança na ECA/USP, onde entrei em contato com os Jogos Teatrais da Viola Spolin, que foram marcantes para minhas escolhas como docente.

Website: