Livros e Artigos

Livros

Esse livro é resultado de minha pesquisa de mestrado e demonstra como pode ser realizado um trabalho com adolescentes em uma escola, partindo de contos de tradição oral e de improvisações baseadas em Viola Spolin.

Pesquisas de pós-graduação

Dissertação de mestrado: Contar histórias com o jogo teatral
Esta pesquisa teve como objetivo investigar possíveis relações entre o conto de tradição oral e os jogos teatrais, com a intenção de contribuir para a reflexão de perspectivas do ensino de teatro. Apoiada na sistematização dos jogos teatrais, proposta por Viola Spolin, investiguei a utilização do jogo em um processo de montagem de uma peça, seguindo o caminho indicado no livro O jogo teatral no livro do diretor.
Acesse aqui

Tese de doutorado: Teatro e formação de professores: o jogo teatral e a escrita dramatúrgica
Este trabalho teve como propósito investigar em que medida a participação em um experimento de improvisação, por meio do jogo teatral, da escrita dramatúrgica e da reflexão do professor de educação básica podem ser considerados como instrumentos para formação continuada, desenvolvendo e avaliando uma metodologia para esse tipo de formação.
Acesse aqui

Relatório de pós-doutorado: Imagens da docência: Histórias de vida e a improvisação
Esta pesquisa investigou as semelhanças e as diferenças nas imagens sobre o significado da profissão docente para estudantes de licenciatura e professores em exercício, partindo da narrativa sobre as histórias de vida e da improvisação teatral sobre elas.
Acesse o PDF aqui.


ARTIGOS

 Partindo das lembranças dos participantes desta pesquisa sobre seus professores, este artigo apresenta o diálogo do teatro com a memória, refletindo sobre  aspectos da docência muitas vezes ignorados  nas reflexões sobre as relações docente-discente — em especial, um deles: o “figurino” dos professores. Acesse aqui.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre conflitos existentes na escola do ponto de vista de um grupo de professoras. Apresento uma proposta de formação de professores na qual trabalhamos com jogos teatrais associados à escrita dramatúrgica.
Acesse aqui.

Este artigo pretende discutir o papel ocupado pelo sistema de jogos teatrais proposto por Viola Spolin, analisando de maneira detalhada o livro O Jogo Teatral no livro do diretor, com a intenção de observar como esta publicação pode contribuir para o professor que trabalha com grupos de alunos da escola formal.
Acesse aqui.

Este artigo propõe a discussão do papel do jogo teatral na formação de professores, ressaltando a relevância do contato corporal para que ocorra o aprendizado. Demonstra como conhecer a forma pelo qual o próprio corpo pode se expressar e o diálogo com os corpos dos parceiros permite um novo entendimento da importância de incluirmos o corpo no aprendizado, na educação e na escola.
Acesse aqui.

Este artigo discute o uso de misturas na Educação Infantil, mostrando propostas de como realizá-las.
Para o acesso ao texto completo é necessário comprar a revista pelo site: avisala.org.br

Este artigo partiu de um projeto de estudo de animais marinhos, desenvolvido com um 2º ano e apresenta possibilidades da realização de pesquisas com crianças.