Explorando um texto
Para quem?
Leitores fluentes
Condições necessárias:
Uma sala que permita movimento.
Materiais necessários:
Texto a ser trabalhado
Como acontece?
Em muitas aulas de teatro, quando decidimos montar uma peça que parta de um texto escrito por outras pessoas, nos deparamos com a dificuldade em tornar este texto, fala, cena. Esta proposta é de como jogar com o texto, permitindo que os alunos-atores se apropriem do mesmo sem que seus corpos desapareçam.
Começamos com a leitura da peça ou da cena. Esta leitura ocorre já com uma distribuição de papeis, isto é, cada pessoa irá ler as falas de um personagem e uma pessoa irá ler as didascálias ou rubricas, isto é, as informações dadas pelos autores sobre as movimentações dos personagens ou elementos da cena.
É importante que seja feita uma primeira leitura seguida de reflexão sobre o texto. Os participantes precisam compreender sobre o que se trata a peça, debater os sentidos que ela apresenta, conversar sobre o interesse em transformá-la em cena.
O tempo de leitura dependerá do interesse do grupo. Um grupo com maior maturidade suporta um tempo maior desta imobilidade leitora, um grupo mais jovem, de maneira geral, aguenta menos tempo. Não existe uma regra única, afinal depende sempre das características do grupo e do interesse que o texto apresenta.
Você nunca se viu grudado/a em um livro por muitas horas a mais do que poderia, simplesmente pelo fato de não poder esperar para saber sua continuidade?
Vale a pena observar o corpo dos participantes enquanto leem, se a impressão de que o sono está dominando o grupo, é hora de parar, mesmo que seja para retomar em outro momento. Não descarte um bom texto por fazer desta primeira leitura um momento exaustivo!
Este post continua…