Aquecimento

Para quem?

Todas as idades.

Condições necessárias:

Uma sala que permita movimento.

Materiais necessários:

Nenhum.

Esta imagem foi retirada do site http://www.bionathus.com.br

Como acontece?

O aquecimento corporal é parte do trabalho do ator, do bailarino e de qualquer pessoa que solicita uma atuação intensa de seu corpo, como um atleta. Quando aquecemos o corpo estamos informando-o de que ele será solicitado e dando maior preparo para sua musculatura, tanto para que ela faça força – se contraia – quanto para que se alongue.

A maneira de alongar o corpo é tão variada quanto os diferentes tipos de corpos que existem em uma sala de aula, mas o importante é termos em mente a necessidade de deixar a musculatura preparada para diferentes qualidades de movimento.

Neste aquecimento vamos trabalhar com as articulações! Proponha ao grupo de alunos que movimentem cada uma das articulações, começando dos dedos do pé e subindo pelas pernas, coluna, braços, cabeça e maxilar.

Depois de movimentar as articulações, proponha que cada um estique o máximo possível cada parte do corpo, com frases que ajudem-nos a realizar, como: Levem os braços até que a ponta dos dedos toquem os dois lados da sala! Cresça a cabeça o máximo que puder, abrindo espaços entre cada uma das vértebras! Abra os dedos dos pés!

Lembre que o alongamento pode ocorrer em diferentes direções, o que significa que podemos alongar a musculatura posterior das costas, curvando o corpo para frente e para baixo e também podemos alongar a anterior, na barriga, curvando para trás. Os lados do corpo também precisam ser alongados.

A sensação depois de um alongamento, principalmente para adultos, é de que crescemos e é uma sensação muito prazerosa, pois costuma ampliar os espaços encurtados de nossas articulações.

As crianças são mais flexíveis, o que não exclui a necessidade de se alongarem, mas as propostas podem ser mais lúdicas.

Lelê Ancona

Professora de teatro desde 1986, tenho trabalhado em todos os níveis de ensino nos últimos 15 anos, principalmente com formação de professores. Minha graduação foi em Artes Visuais, na Faculdade Santa Marcelina, em SP, mas como já fazia teatro, fiz a Especialização em Teatro e Dança na ECA/USP, onde entrei em contato com os Jogos Teatrais da Viola Spolin, que foram marcantes para minhas escolhas como docente.

Website: