Explorando máscaras
Para quem?
Crianças da educação infantil e fundamental I
Condições necessárias:
Uma sala que permita movimento.
Materiais necessários:
Máscaras para todos os alunos
Como acontece?
Organize a sala com um círculo de máscaras e peça para os alunos sentarem na frente de uma delas. A escolha do local para sentar deverá ser de acordo com a máscara de interesse. É possível que algumas máscaras sejam iguais ou todas diferentes umas das outras.
A escolha por utilizar máscaras de personagens conhecidos, como super-heróis pode gerar conflitos, mas não necessariamente.
Peça que inicialmente cada um coloque sua máscara e dialogue com seu colega, sentado ao seu lado, buscando falar e mover-se conforme o personagem. Caso não sejam máscaras de personagens conhecidos, proponha que observem a máscara por um tempo, e possam desta forma descobrir algumas características deste personagem.
É importante ressaltar que a caracterização se dará no decorrer da conversa e de toda a proposta.
Proponha então, que caminhem pela sala buscando formas particulares destes personagens andarem e que, conforme um sinal dado por você, eles irão parar em frente a um colega e contar algo sobre a vida deste personagem.
Esta exploração poderá ter diferentes desdobramentos, com a criação de cenas ou com a troca das máscaras.
Para continuar
Proponha que façam grupos e definam um encontro destes personagens, que poderá ser uma festa, uma reunião de trabalho, um passeio na floresta ou em qualquer outro local que faça sentido para os personagens. Depois de definido poderão improvisar a cena, buscando interagir com as características do personagem criado.