Mudando o tom
Para quem?
Todas as idades, desde que já falem.
Condições necessárias
Uma sala que permita movimento.
Materiais necessários
Nenhum

Imagem de Estevam Gomes, disponível em http://www.estevamgomes.com.br/
Como acontece?
Escolha algumas frases, que podem ser de um diálogo ou frases soltas, independentes uma das outras.
Distribua uma frase para cada participante e peça que eles busquem diferentes maneiras de falar esta mesma frase.
Se você estiver trabalhando com pessoas que sabem ler, estas frases podem estar escritas e serem entregues em um pedaço de papel. Caso esteja trabalhando com crianças pequenas ou adultos não alfabetizados é possível escolher uma frase curta por pessoa. Para todos a frase não deve ser muito longa.
Peça que cada um explore algumas maneiras diferentes de dizer e que compartilhe com o grupo as formas encontradas, ao menos duas delas.
Trabalhe então diferentes estímulos para modificações na maneira de falar, tais como: colocar pausas entre as palavras, prolongar algumas letras, repetir palavras, variar a altura, associar a emoções e todas as variações que você encontrar.
Depois deste exercício no qual todos estarão realizando concomitantemente, peça que eles elaborem novamente diferentes maneiras de falar a frase e compartilhem outra vez com o grupo.
Para continuar
Como continuidade desta proposta, peça que eles se reúnam em pequenos grupos nos quais criem uma cena com estas frases, estabelecendo um diálogo entre eles. É importante lembrá-los que cada um poderá dizer a frase mais de uma vez, explorando as diferentes formas de falar.