Desafio “Todos em cena” – dia 5

“Hoje é domingo

Pede cachimbo

Cachimbo é de barro

Bate no jarro

Jarro é de ouro

Bate no touro

Touro é valente

Bate na gente

Gente é fraco

Cai no buraco

Buraco é fundo

Acabou-se o mundo!”

 

Gente é fraca???

Nada disso. Gente é valente e nossa maior valentia hoje é mostrar que sabemos ficar calmos e felizes em casa!

E para ficarmos calmos vamos aproveitar a sabedoria do nosso corpo.

Começaremos deitando em um lugar confortável e o mais silencioso possível para podermos escutar, vamos escutar nossa respiração, nosso coração, os barulhos que tem dentro de casa, os barulhos que tem lá fora de casa e até mesmo os barulhos da nossa barriga. Você pode respirar fundo e soltar todo o ar, enquanto isso escute se o som de respirar fundo é diferente do som de respirar normalmente. O melhor é fazer isso de olhos fechados, porque para quase todo mundo, os ouvidos escutam melhor se não estamos vendo nada.

Depois de ter escutado todos os sons, você vai abrir os olhos e começar a se movimentar como se fosse uma minhoca, bem devagar. Tua minhoca vai aos poucos virar um bicho-preguiça, que poderá caminhar lentamente pela tua casa, escutando os sons dos outros lugares da casa.

Se em algum momento você sentir pressa dentro de você, fecha os olhos mais um pouco e escuta tua respiração, para que a tranquilidade volte para o teu corpo.

Quando o bicho-preguiça tiver passado por toda a casa, escolhe um canto gostoso de sentar e imita os sons que você ouviu com tua voz e teu corpo. Você terá uma orquestra de sons!!!

O que será que a Suca vai inventar de desenho para hoje? Ela ainda não me contou! Vamos lá ver: https://leromundo.com.br/

Lelê Ancona

Professora de teatro desde 1986, tenho trabalhado em todos os níveis de ensino nos últimos 15 anos, principalmente com formação de professores. Minha graduação foi em Artes Visuais, na Faculdade Santa Marcelina, em SP, mas como já fazia teatro, fiz a Especialização em Teatro e Dança na ECA/USP, onde entrei em contato com os Jogos Teatrais da Viola Spolin, que foram marcantes para minhas escolhas como docente.

Website: