Alunos em cena: Transformando sua roupa

Esta proposta tem como objetivo trabalhar com as possibilidades de transformação das roupas, criando figurinos para cena.

Para quem?

Todas as idades, a partir de 6 anos.

Condições necessárias

Uma sala com espaço para que todos se movimentem.

Materiais necessários

Nenhum

 

Foto realizada em minha pesquisa de pós-doutorado.

Como acontece?

 

Proponha que os alunos façam duas filas, com uma criança de frente para outra, que será seu par no jogo. O motivo de estarem em fila, e não espalhados pela sala, é manter mais atenção no seu par e não se dispersar com os demais participantes. Porém, caso a sala não comporte uma fila grande, separe-os em duplas.

Peça que observem seu par em detalhes e, depois de terem observado atentamente, virem-se de costas. Nessa posição, cada um irá provocar três mudanças na sua forma de se vestir. Feitas as mudanças, irão voltar-se para seu par e um descobrirá as mudanças feitas pelo outro.

Esta proposta poderá se repetir diversas vezes, ao menos três, para que eles encontrem dificuldade em se transformar, deixem de fazer somente mudanças sutis e comecem a fazer outras mais evidentes.

Embora parte deste jogo esteja na graça em fazer mudanças não tão evidentes, para que o parceiro descubra, testando assim a capacidade de observação atenta, um dos objetivos é também explorar as possibilidades de transformação da própria roupa: investigar as múltiplas formas de uso das mesmas peças de roupa, para variara aparência e provocar efeitos diversos daqueles a que os jogadores estão acostumados.

A cada vez que as mudanças forem identificadas, o jogador voltará a utilizar suas roupas da forma inicial, e você orientará o grupo a que se observem com mais atenção. A dificuldade de identificação das mudanças fará com que os alunos se deem conta de detalhes que não foram observados.

Este jogo está baseado no Jogo das Três mudanças, proposto por Viola Spolin.

Para continuar

Um desdobramento deste jogo é pedir que cada participante escolha um personagem e caracterize-o de forma diferente, alterando sua forma de se vestir.

Ainda como continuidade, é possível oferecer diferentes adereços para a caracterização do mesmo personagem. Essa diversidade de soluções permitirá que todos percebam não só as múltiplas soluções para caracterizar um personagem, mas também a utilização do figurino como recurso diretamente relacionado aos gestos que o personagem irá fazer.

Lelê Ancona

Professora de teatro desde 1986, tenho trabalhado em todos os níveis de ensino nos últimos 15 anos, principalmente com formação de professores. Minha graduação foi em Artes Visuais, na Faculdade Santa Marcelina, em SP, mas como já fazia teatro, fiz a Especialização em Teatro e Dança na ECA/USP, onde entrei em contato com os Jogos Teatrais da Viola Spolin, que foram marcantes para minhas escolhas como docente.

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