João e Maria com Cia. Le Plat du Jour

Escolher qual peça indicar da Cia. Le Plat du Jour não é fácil! Acompanho o trabalho desta companhia há muitos anos e já dei muita risada com elas! O público são as crianças, mas suas peças são destas que qualquer mãe agradece por poder levar sua filha a um espetáculo no qual ela também se divertirá.

A primeira qualidade a ser ressaltada é que ninguém é tratado como burro. São montagens para crianças, não para pessoas pequenas e tontas! Sem perder de vista as características do público infantil, as peças primam por uma abordagem que leva o espectador a pensar, ao menos todo o tempo no qual ele não está rindo.

As fotos deste post são de Rute Pina, disponíveis no site do grupo.

A beleza das montagens, seja no cuidado com o cenário ou com o figurino também é louvável. Não encontramos soluções que sejam o primo pobre da Disney, não há qualquer tentativa de imitar este enorme campo de influência tão presente nos espaços destinados às crianças. Nada disso! Uma estética brasileira e delas, deste grupo, bonita, bem cuidada, sem cair em soluções padronizadas.

O espetáculo sobre o qual escolhi falar é o “João e Maria”. No site do grupo www.cialeplatdujour.com/ é possível encontrar a seguinte explicação:

O espetáculo é a adaptação da Cia. Le Plat du Jour para o clássico dos Irmãos Grimm.

Em uma criativa montagem, a narrativa ganhou um cunho ecológico e a graça de duas simpáticas pássaras, Bicudinha e Bicudona, com um divertido sotaque nordestino, que encontram-se em apuros.

 Por causa do desmatamento, as duas querem cair fora da floresta e se aventuram em um concurso de dança internacional. São elas que dão a deixa para a entrada em cena da história de João Maria e Maria João, os irmãos perdidos no bosque.

 As atrizes revezam-se nos papéis, somando técnicas de mímica e palhaço. Na companhia de bonecos e de um cenário funcional e colorido, do qual fazem parte uma apetitosa casa da bruxa e um belo rio de tecidos azuis. Elas fazem o ingresso valer a pena!

O ingresso e teu tempo valem a pena. No site também é possível ficar sabendo sobre a história da companhia, os demais espetáculos e a agenda, para que você se programe e possa assistir.

Não perca, se você não tem nenhuma criança para levar, leve um adulto mesmo!

 

Ficha técnica

Criação e texto: Le Plat du Jour

Direção: Alexandra Golik e Carla Candiotto

Elenco: Beatriz Diaféria e Flávia Strongolli

Trilha sonora: Pepe Cisneros e Bruno Cardoso

Desenho de luz: Miló Martins

Cenário: Le Plat du Jour

Adereço de cenário e figurino: Nani Brisque

Técnico de som: Pedro Moura

Técnico de luz: João Luiz Balliero

Produção e realização: Le Plat du Jour

Classificação etária: a partir de três anos

Duração: 55 minutos

Gênero: Comédia

Tema: O Conto de João e Maria

Conteúdo: A história de João e Maria contada por duas passarinhas e ambientada à problemas atuais, como meio ambiente.

Lelê Ancona

Professora de teatro desde 1986, tenho trabalhado em todos os níveis de ensino nos últimos 15 anos, principalmente com formação de professores. Minha graduação foi em Artes Visuais, na Faculdade Santa Marcelina, em SP, mas como já fazia teatro, fiz a Especialização em Teatro e Dança na ECA/USP, onde entrei em contato com os Jogos Teatrais da Viola Spolin, que foram marcantes para minhas escolhas como docente.

Website: